terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Compra de passagens aéreas na internet requer atenção

Se antes o interessado precisava ir até uma agência de viagens para adquirir os bilhetes, hoje, em apenas alguns minutos, ele consegue comprar passagens não só para o Brasil, mas também para o exterior. “Tantas facilidades acabam escondendo os mais variados riscos”, alerta a advogada Ana Rita Hollanda.
Apesar de conhecer bem o Código de Defesa do Consumidor, ela caiu em um golpe. A negociação das passagens aéreas para Buenos Aires foi feita em um instante, depois de uma visita a um site de promoções. “Recebi por e-mail uma propaganda de uma empresa oferecendo 70% de desconto para pagamento à vista. Finalizei a transação, mas não percebi que no final das contas a passagem saía ainda mais cara que a oferecida pela própria companhia aérea”, conta.
A advogada tentou contato com a suposta empresa por diversas vezes, mas não obteve retorno. Revoltada, decidiu procurar o Procon. “O problema é que a lei brasileira não permite que o cliente peça o cancelamento da cobrança à operadora do cartão de crédito. Só quem vendeu o produto é que pode desfazer o negócio. Diante disso, não sei o que fazer”, relata.
A falta de transparência e a ausência de regulação específica torna o ato de comprar pela internet arriscado. A professora, Rebeca Matos, fechou pela internet a compra de um pacote que incluía hotel e passagens aéreas para ela e para o marido. O que quase estragou o passeio foi a cobrança adicional no cartão de crédito: R$ 3 mil além do combinado. “A gente fica aflito porque vai chegando o dia de pagar e você não tem uma resposta”, contou ela. No caso da professora, o site devolveu a cobrança indevida quatro meses depois da compra.
Fique atento:
- Faça pesquisa de preços e desconfie de preços abaixo dos praticados pelo mercado.
- Antes de efetuar a compra, pesquise a opinião de outros clientes sobre o site.
- Acesse sites especializados em tratar reclamações de consumidores insatisfeitos, para verificar se há reclamações referentes a esta empresa.
- Fique atento a propagandas recebidas através de spam.
- Procure validar os dados de cadastro da empresa no site da Receita Federal.
- Não informe dados de pagamento caso o site não ofereça conexão segura ou não apresente um certificado confiável.
- O consumidor deve prestar atenção ao prazo mínimo e máximo de estadia exigido, eventuais taxas extras para cancelar ou remarcar a passagem.
- Verifique qual o limite máximo de bagagem. Na maioria das tarifas promocionais, o peso das malas é reduzido em até 70%.
- E lembre-se: em caso de desistência, a empresa não é obrigada a devolver o valor integral gasto nas passagens.
- Você só deve fechar o negócio após conhecer o contrato. Leia e releia o contrato. Para evitar abusos, leia e releia o documento. Ele traz informações importantes.


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