terça-feira, 3 de dezembro de 2013

estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mostrou que o número de domicílios brasileiros com gastos excessivos com aluguel aumentou 30,58% entre 2007 e 2012. O levantamento considera que a moradia tem ônus excessivo com aluguel se o peso do valor pago com a prestação de locação for superior ou igual a 30% da renda familiar. O valor foi calculado contabilizando habitações urbanas e entre famílias com renda total de até três salários mínimos.
O total de domicílios nessa situação passou de 1,756 milhão em 2007 para 2,293 milhões no ano passado. Segundo o estudo, a elevação do gasto das famílias pode ser consequência da alta nos valores de aluguel, que, por sua vez, está atrelada à valorização imobiliária das cidades brasileiras. Ao analisar o gasto com locação conforme estrato de renda, o aluguel comprometeu de 15% a 20% da renda familiar daqueles inseridos no quarto mais pobre da população (renda mensal domiciliar até R$ 913,09), e apenas de 5% a 7% da renda familiar dos pagantes inseridos no décimo mais rico (com renda mensal domiciliar de até R$ 117.219,20). “Esse fato é preocupante, pois é provável que os locadores afiram uma rentabilidade mais alta do aluguel para a população mais pobre (...). A cobrança de uma rentabilidade maior para a população mais pobre, seja por ela ter menores garantias locatícias, seja porque há imperfeição no mercado de aluguel, com limite mínimo para o valor da locação, acaba onerando demasiadamente o orçamento familiar com a despesa de aluguel para essa classe”, destaca o estudo do Ipea.
A escolha do local onde se vai morar tem um imenso impacto financeiro nas despesas da família. Principalmente porque esse é um compromisso que terá que ser honrado por um período de tempo longo. Portanto, tenha bem definido o valor que pode ser gasto com aluguel. Depois, pesquise e mantenha a coerência entre a sua escolha e a sua capacidade de pagamento.
Por mais óbvio que pareça, é sempre bom verificar se o valor pedido para aluguel está de acordo com o mercado imobiliário, levando em conta fatores como ruído, conservação, facilidade de transporte e riscos de acidentes naturais, entre outros. E, mais importante, como futuro inquilino, não deixe de negociar e de pedir desconto. Faça isso comprovando que você é um bom pagador. Um depósito adiantado pode ser de interesse do dono do imóvel. 


-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...