terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Use o cartão e seja feliz


A facilidade de se conseguir um cartão de crédito ou de se usar um cheque especial hoje em dia faz muitas pessoas acreditarem que essas são ferramentas triviais de um relacionamento bancário. A verdade, entretanto, é que se tratam de ferramentas de crédito e que, como toda forma de empréstimo, são perigosos quando mal utilizados. Efetivamente, usá-los de forma inconsciente é receita certa para um futuro financeiro tumultuado.
Por outro lado, cultivar bons hábitos de uso dessas ferramentas, especialmente do cartão de crédito, pode efetivamente ajudar uma pessoa a prosperar financeiramente com maior facilidade. Para ajudar as pessoas a fazerem as pazes com o plástico, o Banco Central lançou uma interessante cartilha sobre o assunto. Você pode baixá-la clicando aqui; a leitura é rápida e praticamente obrigatória para qualquer candidato a usuário de cartão de crédito.
Além de ler a cartilha do Banco Central, o bom usuário de cartão de crédito possui hábitos saudáveis como os seguintes:
- Coloca o pagamento da fatura no débito automático: ao fazer compras no cartão, você está simplesmente adiando o desembolso do dinheiro equivalente à compra, mas não se engane: uma hora você terá de pagar todo o valor escrito naquele papelzinho azul que saiu da maquininha. Nunca deixe de pagar o cartão de forma integral e pontual, e não há forma melhor de fazer isso do que colocar o pagamento da fatura no débito automático. Para garantir que haverá fundos para quitar o saldo devedor, escolha uma data de vencimento alguns dias à frente do dia em que costuma receber seu salário.
- Verifica a fatura ao menos uma vez por mês: além de honrar seus compromissos financeiros na data e montante certos, o bom usuário de cartão costuma verificar periodicamente sua fatura. Não é raro encontrar casos de pessoas que pagam anuidades, seguros e faturas em excesso simplesmente porque não se dão ao trabalho de verificar seus extratos por erros ou serviços não mais desejados.
- Conhece e utiliza os benefícios oferecidos pelo cartão: hoje em dia não é difícil obter isenção da anuidade do cartão, mas mesmo quem não consegue o benefício pode encontrar consolo nos benefícios que os cartões costumam oferecer. Qualquer que seja o seu caso, procure se informar sobre todas as vantagens que seu cartão lhe concede, encontre a melhor forma de acumular pontos e de gastá-los também.
- Escolhe o cartão que melhor se adequa aos seus hábitos de consumo: por outro lado, há pessoas que focam tanto nos benefícios que acabam consumindo em excesso apenas para acumular mais pontos. Além de desastrosa, essa atitude pode ser ineficiente se o usuário não tiver escolhido um cartão que ofereça os melhores benefícios para o seu perfil de consumo. Há cartões que favorecem quem gosta de viajar, outros dão mais vantagens para quem tem um estabelecimento comercial favorito. Há diversas opções no mercado, vale a pena pesquisar além dos cartões oferecidos por seu banco.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...