terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Moderação: o que é ser verdadeiramente livre?

A vida tem um segredo. A palavra-chave é “moderação”, que levada a cabo, é capaz de garantir não apenas o alcance dos seus desejos e sonhos, mas que você consiga desfrutar deles quando alcançá-los.
Moderar-se, hoje em dia, parece ser uma atitude limitadora, contrária à nossa liberdade. “Por que devo ter moderação no que gosto, no que me causa prazer?”, muitos se perguntam. Outros, com mais experiência, veem a moderação como, no mínimo, um mal necessário, afinal, beber e comer em excesso, por exemplo, pode ser vexatório.
A moderação não é uma privação de liberdade, mas sim domínio de si mesmo. Como seres humanos, nem sempre agimos conforme a nossa razão, deixando que paixões nos arrastem. Aristóteles compara a concupiscência a uma criança mimada, pois nelas o desejo de prazer é insaciável e generalizado. Se essa tendência é estimulada, diz o filósofo, a própria capacidade de raciocinar é aniquilada. Por isso, conclui, os desejos de prazer “devem ser poucos e moderados, e não devem de forma alguma opor-se à razão.

Vivemos numa sociedade acelerada, de consumo desenfreado. De excessos de publicidade, que nos faz desejar diversas coisas ao mesmo tempo, sem dar tempo para o raciocínio. Vivemos nos extremos.
Quando achamos algo que nos dá prazer, como chocolate nessa época de Páscoa, a impressão que temos é que quanto mais desfrutarmos dele, maior será o prazer e ainda mais o apreciaremos. Entretanto, a experiência mostra que não são poucos os que depois de se fartarem, vieram a sentir repulsa por aquilo que lhes era tão apreciável e doce.
Uma pessoa moderada tem a virtude de pensar, de calcular, de planejar e equilibrar a vida. Sabe o seu limite e é conhecida por todos pelas atitudes, palavras, forma de conviver e viver. Ela tem equilíbrio e é dotada de valores e princípios, sempre buscando o melhor para si, e para as pessoas que estão à sua volta, pois a moderação não consiste em privar-se da liberdade de fazer, agir e ter, mas sim dominar, equilibrar, se limitar em certas atitudes ou situações. Tudo que é feito com moderação traz paz e tranquilidade, nos dando a certeza que nossas atitudes condizem com nossa personalidade. E que somos dependentes de nós mesmos, capazes de nos dominar em todos os aspectos da vida: alimentação, financeira, familiar, social etc.
Portanto, usufrua a sua vida, mas seja moderado. Se irá beber, sinta o gosto e desfrute a bebida sem perder o prazer do momento. Se a Páscoa está chegando, você não precisa se fartar de chocolate até passar mal. Se o orçamento está muito apertado, você não precisa limitar drasticamente a comida, ou deixar totalmente de ver seus amigos, pois consequentemente irá sofrer com isso e a probabilidade de correr para o caminho inverso aumenta exponencialmente. Como na história da dieta que proíbe o consumo de algum item, que nem lhe era importante, mas que passa a ser o seu favorito a partir da proibição.
Lembre-se sempre que a verdadeira liberdade é ter o domínio sobre si mesmo. E o maior desafio é, através desse domínio, alcançar o equilíbrio da vida.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...