terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Não se deixe levar pela onda de consumismo.

Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) dá um alerta: o consumidor brasileiro deve comprar e gastar mais com os presentes de Natal este ano, na comparação com o ano passado. O gasto médio por compra deve ser de R$ 111,39, valor 29% superior aos R$ 86,59 de 2012. A quantidade de presentes também será mais generosa: 4,4 por consumidor, ante 4,1 um ano atrás.
O estudo de Intenção de Compras para o Natal 2013 ouviu mais de 860 consumidores de todas as 27 capitais brasileiras, com mais de 18 anos, de diferentes classes econômicas, entre os dias 23 e 27 de outubro. De acordo com a pesquisa, o otimismo se deve, em parte, ao fato de 57% dos entrevistados terem afirmado que a situação financeira pessoal melhorou de 2012 para cá.
Essa pesquisa serve de alerta e nos leva a refletir: por que gastar mais?
Muita gente ultrapassa o limite financeiro só para não ficar sem dar presente no Natal, como se fosse uma obrigação. Entre publicidade massiva e centros comerciais abarrotados de pessoas, muito dinheiro é gasto. Presentear é ótimo, mas será que temos mesmo de comprar os presentes? Será que comprar é a única solução?
Claro que não! Podemos encontrar outras formas de oferecer presentes e que, certamente, emocionarão muito mais do que um produto comprado pronto. Você pode confeccionar biscoitos ou bolos e fazer um belo embrulho, pode criar um álbum de fotografia especial ou criar presentes manuais. Ao invés de trocar presentes, você pode combinar com a sua família e fazer um donativo para uma instituição de caridade com o valor que seria gasto. Ou, combine com a família e faça um amigo oculto diferente: a ideia é escrever à mão uma carta para a pessoa sorteada, contando o que você mais admira nela. Certamente, o momento da entrega das cartas será de uma emoção ímpar.
E o que fazer com as crianças? Bom, o Natal é muito mais do que presentes. O Natal é uma excelente oportunidade para ensinar as crianças a ajudar os outros, a fazer voluntariado, a oferecer presentes feitos por eles próprios e a passar tempo de qualidade com a família.
Não se deixe levar pela onda de consumismo. O Natal não se limita a presentes. É uma época de esperança, renascimento, inspiração, reflexão e família. Dar e receber presentes simboliza sim a celebração de uma nova fase, de um ano novo. Porém, você não precisa necessariamente “comprar” algo. Seja criativo e emocione. 

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...