domingo, 17 de novembro de 2013

Alimentação e QI

Uma pesquisa da associação médica britânica pode auxiliar a comprovar essa tese. De acordo com a pesquisa, realizada com 14 mil pessoas nascidas na Inglaterra entre 1991 e 1992, mostra que crianças cuja alimentação na infância foi feita a base de frutas, verduras, legumes, arroz e macarrão têm, em média, 5 pontos a mais de QI do que as alimentadas com muito açúcar e carboidratos processados.
Do total de 4 mil crianças que tiveram os dados fornecidos corretamente pelos pais durante os 8 anos em que durou a pesquisa, 20% tinham a alimentação mais natural, com base em frutas, verduras e cereais, sendo que os 80% restantes ou se alimentam de uma dieta “normal”, com carnes e vegetais, ou de uma dieta rica em gorduras processadas e açúcares.
A matéria ressalta que a relação entre QI e nutrição é questionável, já que há outros fatores que influenciam no quociente de inteligência como, por exemplo, o ambiente sócio-cultural em que a criança cresce, o relacionamento com os pais, e os estímulos a que são expostas.
De qualquer modo, há uma pergunta simples, que qualquer um pode se fazer e que pode ser bastante instrutiva em relação a essa questão: você trabalha melhor depois de comer uma feijoada ou uma salada?
Uma criança cuja alimentação é mais natural e leve, usa menos energia para digerir os alimentos e sobra energia para pensar, elevando o QI.
O corpo é um todo e o desempenho adequado de cada função depende do equilíbrio mantido entre as demais. Assim, se você precisa utilizar muita energia digerindo comidas gordurosas e pesadas, pode ser que não tenha energia suficiente para pensar da melhor forma no trabalho ou no que quer que seja.
Do mesmo modo, a prática de exercícios físicos, que estimula o metabolismo e a absorção dos nutrientes provenientes da digestão, propicia mais energia e disposição, auxiliando no trabalho mental.
De forma correspondente, uma criança cuja alimentação é mais natural e leve, usa menos energia para digerir os alimentos e sobra energia para pensar, elevando o QI.
Assim, comece a prestar mais atenção na sua alimentação e na de sua família, ao seu rendimento no trabalho e ao dos seus filhos na escola. Percebendo se há excessos na alimentação você pode tomar providências para que todos se alimentem de modo a potencializar o seu desempenho e a sua saúde. 

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...