quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cuide do seu nome

Cuidar da saúde, manter um padrão adequado de vida, desfrutar de momentos de lazer, tudo com a tranquilidade de não dever nada para ninguém. Porém, às vezes, imprevistos, ou a falta de bom senso, podem trazer a situação de inadimplência ou, popularmente falando, de “nome sujo”.  Se por algum problema financeiro o seu nome entrou para a lista dos devedores do Serasa, acalme-se! Não é o fim do mundo. O importante é buscar a meta de limpar o seu nome na praça.

Alguns estabelecimentos comerciais consultam Serasa como forma de evitar o “calote”. Ou seja, tentam se proteger daqueles que imaginam ser maus pagadores. Se o seu nome constar nesta lista, será muito difícil comprar a crédito, abrir contas em banco e usar cheques no pagamento de contas.

A consulta ao SPC e Serasa só poderá ser efetuada diretamente por empresas que possuam convênio com esta instituição. Significa que tais estabelecimentos pagam uma taxa mensal para utilização deste serviço. Mas, qualquer pessoa pode, gratuitamente, efetuar uma consulta diretamente nas instalações do Serasa em todas as capitais e principais cidades do Brasil. Para efetuar a consulta, o próprio interessado deve comparecer ao Serasa de sua localidade munido de documentos (CPF e RG ou Carteira Profissional).

Se você recebeu uma cartinha do Serasa informando que o seu nome constará no cadastro de inadimplência, confira algumas orientações para limpar o seu nome:

1) Pagando sua dívida

Procure tentar um acordo com os seus credores. Tente negociar em parcelas que caibam no seu bolso. Geralmente o seu nome é limpo já no pagamento da primeira parcela. Os estabelecimentos têm cinco dias para limpar o seu nome, caso contrário podem responder por processos na justiça.

2) Aguardando 5 anos

Sabia que a justiça proíbe que uma pessoa física tenha seu nome sujo por mais de 5 anos? Pois é. Se realmente não tiver como pagar, aguarde. Mas a melhor maneira de resolver essa situação ainda é tentar um acordo com seus credores.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...