terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ciclo da vida

A vida na Terra se desenvolve através de ciclos. Na natureza temos os ciclos da água, do carbono, do nitrogênio, e até o ciclo da energia, outro nome da cadeia alimentar. Tudo que é vivo nasce, cresce e morre. Os meses passam, a natureza muda, e isso também acontece na nossa vida financeira.
Fazendo uma analogia, podemos dizer que a vida financeira também passa pela sua fase áurea de verão, pela colheita dos frutos da primavera, pelo período de seca do outono e pela fase de introspecção que antecede o renascimento, como no inverno. Com uma diferença: na natureza existe um prazo determinado para cada ciclo. Na vida financeira, você controla a duração de cada estação, dependendo da forma como você lida com o dinheiro.
O outono é tradicionalmente conhecido como a “fase da seca”. Desemprego e endividamento são algumas das características comuns desse período no ciclo financeiro. Quanto tempo dura? Depende da sua capacidade de reação. Quanto mais rápido você virar o jogo, mais rápida será essa fase. Não desanime. Coisas boas estão por vir! Todavia, não pense que após o outono vêm as flores. Lembre-se que após o outono chega o inverno, que é a época da introspecção que antecede o recomeço. As coisas parecem paradas, mas não estão. É uma excelente hora para pensar nas suas metas financeiras, traçar planos e agir para alcançá-las.
O verão financeiro é a fase em que você está bem financeiramente, com um salário competitivo, carreira em ascensão, grandes possibilidades de crescimento. Para prolongar esse momento, invista na sua capacitação. Mire alto na carreira e não gaste mais do que ganha. Essa é a melhor fase para consolidar uma boa poupança e planejar a aposentadoria.
A primavera, como na natureza, é a fase de colheita de frutos. Se você fez a sua parte, amealhou uma boa poupança, agora é a hora de reduzir o expediente e começar a aproveitar os frutos do seu trabalho. E, se por acaso a vida der uma guinada e você tiver que recomeçar, não esmoreça. Lembre-se da natureza e dos ciclos da vida.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...