terça-feira, 26 de novembro de 2013

IR

Você provavelmente conhece a vantagem fiscal que o seu fundo de pensão lhe oferece: todos os anos, as contribuições do seu plano podem ser deduzidas na sua Declaração de Imposto de Renda e, dessa forma, você aumenta a sua restituição ou simplesmente paga menos imposto. Existe um valor máximo que pode ser deduzido? Sim, 12% da sua renda bruta anual. Isso significa que, se você tem um único emprego, basta calcular 12% do seu salário bruto, de janeiro a dezembro. Na prática, a maioria dos participantes contribui com menos da metade desse limite, o que pode ser um desperdício de oportunidade.
Esse desconto no imposto não vem de graça. Ele é válido somente para quem opta pela Declaração Completa e é, de certa forma, uma maneira de compensar a cobrança de impostos em fase futura, quando o participante receberá o benefício da aposentadoria complementar. Basta pensar: se essa oportunidade de deduzir as contribuições no plano pode ser usufruída hoje, por que não aproveitá-la ao máximo? Quem mais ganha com essa decisão é você mesmo.
A Gerente em Gestão de Pessoas Rosicleide Rodrigues sabe disso. Este ano, ela aumentou significativamente o percentual de contribuição em seu plano. A decisão foi tomada com o intuito de aumentar a sua reserva para a aposentadoria, mas um dos benefícios indiretos será essa vantagem fiscal. Aposentada pelo INSS, ela vem se preparando para sair da empresa em que trabalha no ano de 2015. Esta decisão pesou no orçamento dela? “No início sim, mas logo depois fiz os ajustes e hoje consigo me organizar bem com a minha nova renda líquida”, comenta Rosicleide, sabendo que esse ajuste momentâneo fará toda a diferença em breve.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...