terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ser empresário

O item mais importante para minimizar as chances de insucesso é, definitivamente, o planejamento. Confira as nossas dicas e não arrisque suas economias!
Profissionalize-se
Não basta querer e ter ideias para ser um bom empresário, é fundamental ter noções básicas de administração. Para ajudá-lo, existe o Sebrae. Considere-o seu consultor mais importante na hora de montar o negócio próprio.
Pesquisa de mercado
Avalie os concorrentes e a demanda.  Não adianta abrir uma sorveteria num bairro que está cheio delas. Nem, tampouco, num local cuja temperatura média varia de “super fria” para “quase nevando”. Busque nichos de mercado. Setores onde você terá nenhum ou poucos concorrentes e muita demanda.
Plano de negócios
Ao fazer um plano de negócio você transforma ideias em um documento escrito, com metas e dados financeiros, mostrando como atingir estrategicamente cada ponto importante do futuro negócio, o que aumenta bastante suas chances de sucesso. Aqui é onde você deve se perguntar se conseguiria executar a estratégia necessária para conseguir se destacar no segmento em que pretende entrar. E, lembre-se, quanto mais informações de qualidade, maior será a semelhança do seu plano com a realidade.
Mãos à obra, que lá vem a burocracia!
Depois de toda análise do cenário, é hora de abrir o próprio negócio. Fique atento às normas legais. Os seguintes passos e documentos são imprescindíveis:
Documentos necessários:
- Contrato social ou requerimento de empresário individual ou estatuto (3 vias).
- Copia autenticada de RG e CPF do titular ou dos sócios.
- Requerimento padrão (capa da junta comercial), em uma via.
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via.
- Pagamento de taxas através de DARF.
Passos necessários:
- Registro na Junta Comercial – o nascimento;
- Registro na Receita Federal do Brasil – CNPJ;
- Registro na Prefeitura – alvará de funcionamento e ISSQN;
- Registro na Secretaria Estadual da Fazenda – Inscrição Estadual.
É importante saber que contratar um bom contador é obrigatório neste processo. Ele ajudará na constituição e manutenção da sua empresa.
Boa sorte!

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...