terça-feira, 26 de novembro de 2013

planejamento

Para garantir uma vida mais tranquila na aposentadoria é preciso planejamento e disciplina. “Quanto antes você começar a poupar, melhor”, destaca o consultor financeiro Rubens Alencar. Segundo ele, aqueles que já possuem um plano de previdência complementar devem rever anualmente os valores de contribuição. “O mundo passa por constantes modificações e não podemos ficar para trás. É preciso avaliar constantemente o crescimento do custo de vida e as reais intenções para esta etapa da vida. Não adianta você sonhar grande, mas investir pouco. É preciso muita cautela e pé no chão”, explica.
De acordo com Santana, é preciso colocar no papel todos os sonhos e objetivos a serem alcançados na aposentadoria e quanto isso custará. “O ideal é que a pessoa aumente todos os anos o valor da contribuição, mesmo que seja só um pouquinho. Para isso, é preciso poupar e evitar gastos desnecessários.”
Para garantir uma vida confortável, a servidora pública Eliane Marques Santana, de 45 anos, não poupa esforços. “A cada dois anos reajusto por conta própria o valor da minha contribuição. Fico de olho na inflação e faço uma análise detalhada para ver qual o valor ideal a ser investido. Tem muita gente que acha isso besteira, mas não é. Se você não cuidar da sua saúde financeira agora, pode se complicar bastante mais na frente”, avalia.
Eliane não está sozinha nessa jornada: “particularmente, tenho sorte, pois se aumento minha contribuição em R$ 50, por exemplo, a empresa em que trabalho faz o mesmo”, comenta. No caso, essa empresa é a Patrocinadora do plano de previdência da Eliane e, por isso, ela conta com o benefício da paridade, ou seja, com a vantagem de contar com depósitos mensais feitos pela empresa no mesmo valor das contribuições mensais que ela deposita. Se você tem acesso a esse benefício, aproveite-o, pois nem todos os planos dos fundos de pensão contam com esse diferencial. Os planos instituídos, geralmente oferecidos por associações ou entidades de classe, são mantidos somente com as contribuições dos próprios participantes. Vale ressaltar que, ainda assim, eles costumam ser mais vantajosos que planos de previdência oferecidos pelos bancos, como o PGBL e o VGBL, em função das taxas reduzidas.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...