quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Consórcio

Juros baixos e sem burocracia, assim é o consórcio: união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, com finalidade de formar reserva destinada à compra de bens móveis duráveis, imóveis e até de serviço turístico. A ideia central é que, com a contribuição do grupo, seja possível comprar o bem desejado todos os meses e sorteá-lo entre os participantes. No entanto, há desvantagens. Desistir do grupo, ou ficar inadimplente, pode causar grande dor de cabeça para o consumidor.
O consórcio é uma invenção brasileira que já foi levada a outros países. Hoje em dia, eles vão além da aquisição de automóveis. Existem consórcios imobiliários e até de cirurgia plástica ou viagens de turismo.
A contemplação é o momento mais esperado pelo participante. Existem duas maneiras de ser contemplado: o sorteio ou o lance. O sorteio é realizado pela extração da Loteria Federal e depende da sorte de cada um. O lance, por sua vez, permite a contemplação antecipada àquele que tiver uma quantia maior disponível. Só precisa entregar o dinheiro do lance quem for contemplado, ou seja, os demais podem continuar com a quantia em mãos para tentarem essa oportunidade nos meses seguintes.
Apesar de não cobrar juros, como um financiamento tradicional, os consórcios cobram uma taxa de administração, que varia de acordo com a instituição. Por esse motivo, pesquisa é fundamente.
Em geral, o consórcio é uma opção interessante para quem não tem urgência em adquirir o bem. É tudo uma questão de sorte, ou azar. Se o participante for dos últimos a serem contemplados, a situação se assemelha muito à poupança programada a juros zero, ou seja, se torna um péssimo investimento - pior que guardar dinheiro embaixo do colchão, pois ainda existem as taxas de administração. “Tudo depende do perfil do consumidor e da urgência do bem. Se não for urgente, é um bom negócio. Caso contrário, é melhor adquirir um financiamento. O importante é lembrar que a maioria dos consórcios tem prestação baixa porque os prazos são muito longos. Alguns consumidores não se atentam a isso e enfrentam dificuldades de pagamento com o passar dos anos”, alertou o gerente de vendas de consórcios Paulo Ney Andrade.  

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...