terça-feira, 26 de novembro de 2013

Comer

O que compensa mais: comer em casa ou na rua? Segundo o economista Márcio Chagas Pinto, a resposta depende dos hábitos e do estilo de cada um.  “Se a pessoa mora sozinha, geralmente não vale a pena cozinhar. Além do trabalho, muitos alimentos acabam indo para o lixo”, diz.
Caso more com outras pessoas, é preciso avaliar se todas comem em casa. Em caso positivo, e se houver alguém disposto a cozinhar, pode valer a pena. “A economia pode ser grande. Mas é importante manter uma dieta equilibrada. Não adianta levar comida de casa e economizar, mas não comer saladas”, completa o economista.
Sem tempo para cozinhar, a servidora pública Antônia Silva, 38 anos, optou por comer fora todos os dias. “Percebi que o desperdício era grande quando cozinhava só para mim. Além disso, como não tinha muito tempo para me dedicar no preparo das refeições acabava fazendo um macarrão ou lasanha. Quase nunca comia salada”, afirma.
Para baratear os custos, Sandra fez uma proposta ao dono do restaurante. “Como almoço todos os dias no mesmo lugar, pedi um desconto de 10% e eles aceitaram. É uma espécie de fidelidade. No final do mês, a conta sai bem mais barata.”
Algumas dicas para comer fora de casa sem gastar muito:
- tome um café da manhã reforçado e nutritivo com pães, queijo branco, leite, café e frutas. Faça um lanche no meio da manhã. Isso fará com que você se alimente bem e não tenha tanto apetite na hora do almoço. No prato, dê preferência por saladas, verduras e legumes variados. Com isso, os valores gastos diariamente com a refeição serão menores;
- quando almoçar em grupo, em restaurantes que não oferecem comida a quilo, sugira dividir o prato com o colega ou veja se o local oferece a opção de meia porção;
- caso frequente o mesmo restaurante todos os dias, negocie com o dono um desconto ou brinde;
- faça uma pesquisa e compare os preços cobrados pelos restaurantes. A economia, por menor que seja, fará diferença no final do mês;
- dispense sobremesas, sucos, refrigerantes e café. Isso aumenta a conta consideravelmente; e
- evite cair em tentação. Coloque no prato apenas a quantidade necessária para se nutrir bem. Os exageros podem ser cometidos nos finais de semana e em casa.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...