quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Até que as dividas nos separem

Os problemas ocorrem não somente pelo descontrole ou falta de dinheiro, mas pela abundância e ambição também. No final das contas, as dívidas é que são o problema. Enquanto o dinheiro está entrando, não há com o que se preocupar.

Mas, quando o saldo fica negativo, aí sim haverá problemas. "Um casal costuma conversar, sonhar e planejar juntos muitas coisas; casa, filhos, educação, alimentação mas, entre tantos assuntos, não é costume entrar nessa lista as 'finanças do casal', pelo menos de uma forma mais organizada. E a falta da conversa e do planejamento nesta área pode afetar todos outros aspectos da vida em comum", detalha Alessandra Bonafé, consultora financeira. Confira nossas dicas para manter a chama da vida financeira de vocês bem acesa:

Fale mais sobre dinheiro!

Quantas vezes você e seu marido decidiram sentar juntos à mesa para discutir o planejamento financeiro da família, o plano de pagamento das contas e o orçamento doméstico? Se a resposta é nunca, cuidado. Pelo menos uma vez por ano sentem-se e definam alguns objetivos e metas para a família como um todo. É importante saber não só onde vocês estão, mas onde querem estar, com a definição do que vocês querem, os meios para chegar lá se tornarão muito mais claros. Você verá que será um momento de prazer criar estratégicas para atingir os sonhos de vocês.

Minha conta, minha conta. Sua conta, sua conta.

Casou? Então lembre-se de que o seu foco agora não é mais a sua vida individual. A dica é definir uma quota mensal para os gastos individuais, para o estilo de vida de cada um (sim, você merece seu espaço), mas trabalhem as despesas da casa, a construção do patrimônio e as tarefas conjuntas. Monte uma planilha com as rendas e gastos da família, isto vai ajudar a visualizar melhor a situação financeira do casal.

Resista às tentações do dinheiro.

Não se controlar e gastar mais do que ganha é o começo do fim de muitos relacionamentos. Para inverter a situação é preciso disciplina e muita determinação. De ambos. De todos. Não adianta planejar com o cônjuge e depois gastar muito, “fritar” o salário e o outro ficar responsável por sanar as dívidas da família e por planejar seus movimentos de patrimônio. Compromisso é a palavra chave em qualquer relacionamento.

Juram amor eterno, mas não pensam na velhice?

Você que está casado quer envelhecer ao lado de seu parceiro ou parceira, certo? Que tal pensar na aposentadoria desde o começo da união? Não precisa ser um expert em investimentos, basta que procure se informar sobre os planos disponíveis e que isso passe a ser uma preocupação constante no seu dia-a-dia.
 

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...