terça-feira, 26 de novembro de 2013

PRI (Principles for Responsible Investment)

Como grandes investidores, os fundos de pensão têm uma grande responsabilidade nas decisões de investimento. Afinal, o impacto não se dá apenas nos resultados financeiros da Instituição, mas na economia do país, no campo social, ambiental, etc. Pensando nisso, grandes Fundos de Pensão como FUNCEF, Postalis e Petros assinaram os Princípios para o Investimento Responsável - também conhecidos pela sigla PRI (Principles for Responsible Investment), da sigla em inglês.
Esses Princípios foram criados por investidores selecionados pela ONU e lançados na Bolsa de Valores de Nova York e na Bovespa, em 2006. Eles reforçam seis compromissos básicos de grandes investidores:
1.  Incorporar os fatores ambientais, sociais e de governança coorporativa nas análises de investimento e nos processos de tomada de decisão;
2.  Incentivar a adoção dos fatores ambientais, sociais e de governança coorporativa nas políticas e práticas das empresas;
3.  Buscar a transparência nas empresas que recebem investimento;
4.  Promover a implementação desses princípios no mercado de investimentos;
5.  Trabalhar para reforçar a eficiência na implementação desses princípios;
6.  Divulgar e informar os progressos implementados.
Em resumo, não basta que um investimento seja rentável: ele deve estar vinculado a uma cadeia de produção limpa, sem mão de obra forçada ou exploração ilegal da natureza. Ao adotarem esses procedimentos, espera-se que os signatários do PRI influenciem as empresas a melhorarem seus desempenhos na área ambiental, social e de governança corporativa. Para o participante, inclusive, isso representa mais segurança, pois empresas e projetos que primam pela responsabilidade socioambiental tendem a ser mais sustentáveis, ou seja, mais perenes.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...